Descubra 100 dos melhores parques nacionais do mundo. Cobrimos todos os lugares, dos Estados Unidos à Índia de habitats com vales verdejantes a rochas vulcânicas e geleiras.
Os parques nacionais estão cheios de maravilhas, desde paisagens arrebatadoras a animais majestosos. Explorar um é a sua chance de voltar à natureza enquanto cria memórias inesquecíveis em habitats naturais.
1 – Parque Nacional Etosha, Namíbia
Etosha significa “grande área branca”, que se refere à enorme extensão de sal do parque. Quando chove, as piscinas de água na panela atraem centenas de milhares de lindos flamingos para o parque.
E, no entanto, há mais no Parque Nacional Etosha do que flamingos. Espere ver leões, elefantes, leopardos, girafas, guepardos e dois tipos de zebra ao se aventurar em um parque conhecido por sua vida selvagem espetacular. Etosha é um dos melhores parques nacionais da África.
2 – Parque Nacional do Grand Canyon, Estados Unidos da América
O Parque Nacional do Grand Canyon é um dos parques nacionais mais famosos do mundo e oferece uma fuga mágica da vida agitada da cidade.
Rochas vermelhas revelam milhões de anos de história geológica, e há muitas coisas para fazer no Grand Canyon com muitos pontos de vista, como Mather Point, Yavapai Observation Station e o Lookout Studio da arquiteta Mary Colter e sua Desert View Watchtower.
3 – Parque Nacional de Göreme, Turquia
Prepare-se para ver as paisagens vulcânicas situadas em um Patrimônio Mundial da UNESCO no Parque Nacional de Göreme, na Turquia.
Caminhe pelas altas colinas, explore as aldeias próximas e testemunhe impressionantes falésias multicoloridas formadas por basalto e espessas camadas de tufo.
O Parque Nacional de Göreme é um dos melhores parques nacionais do mundo para passeios de balão de ar quente.
4 – Parque Nacional Jim Corbett, Índia
A Índia é onde você encontrará o Parque Nacional Jim Corbett, um santuário de vida selvagem florestado no estado de Uttarakhand.
Inaugurado em 1936, é o parque nacional mais antigo e prestigiado da Índia e abrange 520 km 2 de área verde.
O Jim Corbett National Park faz parte da maior Corbett Tiger Reserve e é um dos melhores parques nacionais do mundo para ver tigres que vagam pelo parque.
5 – Parque Nacional do Arquipélago de La Maddalena, Itália
No norte da Sardenha, você encontrará o Parque Nacional do Arquipélago de La Maddalena, que leva o nome das águas azuis da região.
O parque cobre 180km 2 de costa e possui mais de 60 ilhas, entre as melhores ilhas da Europa. Há muitos passeios de barco que permitem que você descubra essas ilhas cênicas durante a sua visita.
6 – Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos da América
Você encontrará o Parque Nacional de Yellowstone no topo de um ponto quente de vulcão em Wyoming, mas a coisa que explodirá será sua mente enquanto você mergulha nos cânions dramáticos, florestas exuberantes e rios alpinos.
Aproveite ao máximo sua viagem visitando uma das fontes termais e testemunhando gêiseres jorrando que incluem o famoso Old Faithful. Yellowstone é um dos melhores parques nacionais do mundo para estudar a atividade geológica da Terra.
7 – Parque Nacional Kruger, África do Sul
Um dos destinos de safári mais emocionantes da África do Sul, o Parque Nacional Kruger oferece vastas paisagens e impressionante vida selvagem africana.
Há muitos passeios para experimentar, incluindo o Classic Safari Tour. Nesta aventura, você embarca em um 4×4 e faz um passeio de observação da vida selvagem.
Alojamentos de luxo também esperam por você no safári, para que você possa relaxar em ambientes sensuais com a vida selvagem local após um longo dia de exploração.
8 – Parque Nacional Dolomiti Bellunesi, Itália
O Parque Nacional Dolomiti Bellunesi está localizado nos Alpes do sudeste e abriga paisagens naturais deslumbrantes.
A camurça é o mamífero mais importante do parque e existem cerca de 2.000 tipos diferentes deles. Os visitantes também verão muitos cervos perambulando pelo parque.
Os amantes de caminhadas poderão desfrutar do trilho ascendente do Col dei Mich, que permite admirar os muitos terraços e a vegetação diversificada da zona.
Dolomiti é um dos melhores parques nacionais do mundo para caminhadas alpinas, tanto no verão quanto no inverno.
9 – Parque Nacional Serengeti, Tanzânia
O Parque Nacional Serengeti está localizado na Tanzânia e é um dos parques nacionais mais famosos do mundo por sua incrível vida selvagem.
É bem conhecido por sua migração anual de mais de 1,5 milhão de gnus de barba branca e as mais de 250 mil zebras que chamam o parque de “lar”.
O parque está situado no ecossistema Serengeti e atrai mais de 350 mil visitantes por ano de turistas.
10 – Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, China
O Parque Nacional Zhangjiajie está localizado na China e é o cenário das Montanhas Avatar.
Esses pináculos de arenito gigantes, batizados em homenagem ao filme de mesmo nome, sobem dramaticamente para o céu e atingem até 200m de altura.
Como o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO na China, o parque tem muito prestígio. Milhões de pessoas vão lá todos os anos para ver sua beleza natural, que inclui as Montanhas Avatar.
É uma visita obrigatória se você procura paisagens de outro mundo.
11 – Parque Nacional Cat Ba, Vietnã
Situado perto da famosa Baía de Halong, o Parque Nacional Cat Ba é uma importante reserva da biosfera no Vietnã.
Caminhe por uma selva profunda e veja macacos, veados, civetas e várias espécies de esquilos, incluindo o esquilo preto gigante.
12 – Parque Nacional do Monte Kilimanjaro, Tanzânia
Um Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, o Parque Nacional do Kilimanjaro protege a maior massa vulcânica independente do mundo, com o Kilimanjaro registrado como a montanha mais alta da África.
Os caminhantes vão se alegrar com as rotas de escalada para o Monte Kilimanjaro, que complementam tanto os iniciantes quanto os profissionais. Outros benefícios do parque incluem a vida selvagem, como elefantes, leopardos, búfalos e bushbucks.
O Parque Nacional do Kilimanjaro cobre 1.688 km 2 e é o segundo parque mais visitado da Tanzânia.
13 – Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, Uganda
Localizado no sudoeste de Uganda, o Parque Nacional Bwindi é conhecido por sua biodiversidade e é um dos melhores parques nacionais florestais do mundo.
Existem mais de 160 espécies de árvores e mais de 100 variedades de samambaias. Os visitantes podem esperar encontrar diferentes tipos de pássaros e espécies ameaçadas de extinção, como o incrível gorila da montanha.
O parque estende-se por 321km 2 e tem uma altitude entre 1.160 e 2.607 metros acima do nível do mar. É a floresta tropical mais antiga e biologicamente rica de Uganda.
14 – Parque Nacional das Cataratas Vitória, Zimbábue
Victoria Falls National Park é o lar da cachoeira Victoria Falls e é uma das maravilhas naturais do mundo.
Situadas na ponta oeste do Zimbábue, as cataratas têm 1,7 km de largura e quase 550 milhões de litros de água caem de 70 a 108 metros a cada minuto.
Além de cachoeiras deslumbrantes, o parque apresenta uma variedade de animais como elefantes, leões, búfalos, leopardos e rinocerontes brancos.
15 – Parque Nacional Zhangye, China
As montanhas de arco-íris da China podem ser encontradas no Parque Nacional de Zhangye e oferecem vistas de cair o queixo para se maravilhar.
Espere uma paleta de tons que iluminam o céu enquanto você aprecia as vistas incríveis com cores que imitam um arco-íris.
O parque cobre 322 km 2 e foi votado como uma das mais belas áreas de relevo de Danxia na China.
16 – Parque Nacional Ao Phang Nga, Tailândia
Situado na província de Phang Nga, no sul da Tailândia, o Parque Nacional Ao Phang Nga é popular por suas inúmeras ilhas cársticas de torres de calcário.
Os fãs do filme de James Bond, O Homem da Pistola de Ouro, podem reconhecer o parque. Foi o local para partes do filme de 1974.
O Parque Nacional Ao Phang Nga é explorado principalmente de caiaque. Outros destaques incluem praias imaculadas, cavernas luminosas e répteis.
Artigo Relacionado: 22 Mais Belas e Melhores Praias Da Tailândia
17 – Parque Nacional da Reunião, França
O Parque Nacional da Reunião está localizado na ilha francesa de Reunião e oferece vistas fantásticas e um ambiente natural protegido.
O parque é composto por tampões vulcânicos e vales glaciais, além de fauna e flora diversificadas. Portanto, há muito o que explorar para os visitantes.
18 – Parque Nacional Pribaikalsky, Rússia
Localizado no sudeste da Sibéria, o Parque Nacional Pribaikalsky apresenta águas cênicas e cenários montanhosos.
Há pinhais e vales verdes profundos para descobrir, para não falar de 220 tipos diferentes de espécies. Cervos do Cáspio, veados siberianos e alces estão entre alguns dos animais que vivem no parque.
19 – Parque Nacional de Ranthambore, Índia
Você encontrará os 1.334 km 2 do Parque Nacional Ranthambore em Rajasthan, norte da Índia. Ranthambore é um dos melhores parques nacionais da Índia para ver tigres selvagens.
É um antigo campo de caça real e abriga locais impressionantes como o Forte Ranthambore do século X, localizado no topo de uma colina.
Há também o templo Ganesh Mandir, o mais antigo e famoso templo de Lord Ganesha.
20 – Parque Nacional Fuji Hakone Izu, Japão
Lar do Monte Fuji, o símbolo do Japão, o Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu é um dos marcos mais famosos do Japão.
O parque também é onde você encontrará a Península de Izu e as Ilhas de Izu, que se estendem até o Oceano Pacífico.
Embora o Monte Fuji seja a principal atração, a montanha é cercada por fontes termais e há muitos locais para serem descobertos dentro do parque.
21 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Brasil
Se você está procurando beleza de verdade, não procure mais, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Brasil.
As dunas de areia branca refletem os lagos azuis cintilantes para criar um cenário simplesmente fora deste mundo.
Os Lençóis Maranhenses estão entre os melhores parques nacionais do mundo para tirar fotos impressionantes do Instagram que vão surpreender seus amigos.
22 – Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, Indonésia
Conhecido como a “terra da areia e do fogo”, o Parque Nacional Bromo Tengger Semeru abrange 800km 2 e é a maior região vulcânica de sua província.
Se você gosta de atividades vulcânicas, o parque parecerá mais atraente. Uma visita oferece a chance de ver as cinzas provenientes do Monte Semeru, que é um vulcão ativo que se eleva a 3.676 metros acima do nível do mar.
23 – Parque Nacional Altyn-Emel, Cazaquistão
Fundado em 1996, Altyn Emel é um parque nacional no Cazaquistão que cobre cerca de 4.600 km: cerca de quatro vezes o tamanho de Hong Kong.
É o lar de várias paisagens únicas que incluem florestas relíquias e dunas majestosas.
Em sua jornada, você pode até avistar um dos muitos mamíferos ungulados que vagam pelo Parque Nacional Altyn Emel ao longo do ano.
24 – Parque Nacional Taman Negara, Malásia
A maioria dos parques nacionais tem uma longa história. Mas o Parque Nacional Taman Negara pode reivindicar milhões de anos de história.
Sua principal característica é uma floresta tropical que se diz ter impressionantes 130 milhões de anos.
Além da floresta tropical, muitos visitam o parque para admirar a passarela de dossel, passeios no rio e caminhadas pela selva que chegam ao topo do Monte Tahan.
25 – Parque Nacional Gobi Gurvansaikhan, Mongólia
O Parque Nacional Gobi Gurvansaikhan oferece dunas de areia, cânions de gelo e picos de montanha, tudo no mesmo cenário. O que mais você poderia pedir?
Está localizado na Mongólia e também é um dos parques nacionais mais visitados do país.
Se você tiver tempo para explorá-lo completamente, vá para a área remota do Oeste. As paisagens são tão calmas e quietas que você vai pensar que chegou em outro planeta.
26 – Parque Nacional de Chitwan, Nepal
Localizado no Nepal, o Parque Nacional de Chitwan é uma área preservada com florestas densas e planícies gramadas.
É o lar de mamíferos como rinocerontes de um chifre e tigres de bengala, além de espécies de pássaros.
Há também uma peregrinação hindu dentro do parque, conhecida como Balmiki Ashram. O parque se estende por 932 km 2.
27 – Parque Nacional Ilhas Atlânticas da Galiza, Espanha
Único parque nacional da Galiza, Espanha, o Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza é formado pelos arquipélagos Cies, Ons, Salvora e Cortegada.
Os exploradores do parque vão gostar de passear pelas praias de areia, vagar pelas dunas e falésias e descobrir as cavernas marinhas.
O Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza também possui muitas aves aquáticas e uma representação única de espécies.
28 – Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, Estados Unidos da América
Situado na ilha do Havaí, o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí tem dois vulcões ativos, Kīlauea e Mauna Loa.
Mauna Loa é o maior vulcão do mundo e é maior que o Monte Everest.
Está ativo há mais de 700.000 anos, com a erupção mais recente ocorrendo em 1984.
29 – Parque Nacional de Yala, Sri Lanka
O Parque Nacional de Yala, localizado no Sri Lanka, possui florestas, pastagens e lagoas para desenterrar. Yala é um dos melhores parques nacionais do mundo para fazer um safári e admirar a vida selvagem local, como leopardos e elefantes.
O parque está dividido em cinco blocos e é uma área protegida coberta por 500km 2 de terra. É o lar de 44 variedades de mamíferos e 215 espécies de aves.
30 – Denali National Park and Preserve, Estados Unidos da América
Denali é o parque nacional mais conhecido do Alasca e gira em torno da montanha coberta de neve de Denali, que é o pico mais alto do norte da América do Norte.
Os visitantes lotam a floresta boreal e a tundra, os rios selvagens e as geleiras para ver paisagens arrebatadoras e o estranho urso marrom que vagueia pelo parque.
31 – Parque Nacional de Calanques, França
Situado no coração da região de Provence-Alpes-Cote d’Azur, o Parque Nacional de Calanques é conhecido por suas belas paisagens e biodiversidade.
Há águas cristalinas, florestas pitorescas e falésias calcárias para desfrutar no Parque Nacional de Calanques.
É popular entre aqueles que gostam de mergulho e outras atividades como caiaque e escalada.
32 – Parque Nacional Los Glaciares, Argentina
Situado na região conhecida como Andes Austrais na Argentina, o Parque Nacional Los Glaciares é um dos melhores parques nacionais do mundo para estudar geleiras.
Caminhantes de todo o mundo se reúnem para admirar esta deslumbrante paisagem glacial.
33 – Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Croácia
A atração turística mais popular da Croácia, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é um Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos parques nacionais mais famosos do mundo.
Está localizado a meio caminho entre Zagreb e Zadar e possui lagos e cachoeiras imperdíveis, dos quais há 16 para admirar.
Você não ficará desapontado se quiser avistar alguns animais: veados, ursos, lobos, javalis e espécies raras de pássaros povoam a floresta.
34 – Parque Nacional Bryce Canyon, Estados Unidos da América
As formações rochosas em forma de espiral, também conhecidas como hoodoos de cor carmesim, são a principal atração do Parque Nacional Bryce Canyon, em Utah.
Muitas pessoas vão ao parque para as vistas esplêndidas, que podem ver em Sunrise Point, Sunset Point, Inspiration Point e Bryce Point.
35 – Parque Nacional da Suíça Boêmia, República Tcheca
O Parque Nacional da Suíça Boêmia é um local de caminhada bem conhecido que está localizado na República Tcheca.
Não há vestígios da vida urbana no parque, embora esteja a apenas 90 minutos de carro de Praga. Os visitantes podem esperar ver ravinas, falésias de arenito, faixas de terras agrícolas e até pequenas aldeias pitorescas durante suas excursões.
As formações rochosas são a principal atração, no entanto. Há também várias trilhas para caminhadas que oferecem vistas panorâmicas do parque.
36 – Parque Nacional Oulanka, Finlândia
Paisagens acidentadas são oferecidas no Parque Nacional Oulanka, na Finlândia, onde trilhas levam você a cachoeiras impressionantes dignas de um clique no Instagram.
Uma viagem ao parque incluirá a oportunidade de fotografar trutas selvagens, mergulhões europeus e a imensa beleza das turfeiras de Aapa.
37 – Parque Nacional Great Smoky Mountains, Estados Unidos da América
Localizado entre a Carolina do Norte e o Tennessee, o Great Smoky Mountains National Park está repleto de florestas exuberantes e flores silvestres que florescem o ano todo.
As rotas de caminhadas são particularmente cênicas, com riachos, rios e cachoeiras de ocorrência frequente. Pegue o sol nascendo atrás de uma das montanhas para uma experiência verdadeiramente memorável.
38 – Parque Nacional de Hemis, Índia
Escondido nos vales indianos de Ladakh é onde você encontrará o Parque Nacional Hemis, um dos habitats naturais mais conhecidos da Ásia para os leopardos-das-neves.
O parque recebeu o nome de um mosteiro de 400 anos e tem uma altitude que varia entre 3.000 e 6.000 metros: a mais alta do país.
Aproveite a rica paisagem e absorva a atmosfera em lugares como o Mosteiro de Hemis, Shang Gompa e Gotsang Gompa.
39 – Parque Nacional Gran Paradiso, Itália
O Parque Nacional Gran Paradiso está localizado na Itália e foi inicialmente uma reserva de caça até 1922, quando o proprietário o transformou em parque nacional.
O parque é popular para observação da vida selvagem: fique de olho nos Ibex que pesam até 100kg.
Há também muitas aldeias antigas para explorar no parque, incluindo Above Noasca com suas casas pitorescas.
40 – Parque Nacional Addo Elephant, África do Sul
Localizado perto de Port Elizabeth, o Addo Elephant National Park é o terceiro maior parque nacional da África do Sul.
É o lar de uma ampla gama de biodiversidade, paisagens e flora e fauna.
Mas são os elefantes que são a atração principal. Você pode encontrá-los vagando pelo parque na barragem de Happor.
Os visitantes também podem desfrutar de passeios a cavalo ao redor do parque enquanto aproveitam a beleza natural oferecida.
41 – Parque Nacional da Salonga, República Democrática do Congo
Localizado na República Democrática do Congo, o Parque Nacional da Salonga é a maior reserva de floresta tropical da África.
Uma visita ao Parque Nacional da Salonga oferece a oportunidade de ver um mosaico de rios, córregos, pântanos e clareiras gramadas conhecidas como baías e pântanos.
Esteja preparado para se perder em um mar de verde: 95% da paisagem do parque é coberta por floresta e se estende por 36.000 km 2. Isso é maior que a Bélgica!
42 – Sequoia National Park, Estados Unidos da América
Árvores gigantes e vastos cânions estão na lista de atrações do Sequoia National Park, onde os contrafortes e os picos alpinos levam você a uma jornada sinuosa.
Certifique-se de visitar a General Sherman Tree e observar sua altura. A árvore é a maior árvore de haste única viva conhecida na Terra.
43 – Parque Nacional Vanoise, França
Os amantes da natureza e os esportistas adoram o Parque Nacional Vanoise, graças às suas trilhas para caminhadas e esqui. Está dividido em duas seções, uma com estações de esqui e outra área central no coração do maciço.
Existem muitas pequenas aldeias localizadas na área com estâncias de esqui, enquanto o resto do parque apresenta paisagens intocadas e cerca de 100 picos.
44 – Parque Nacional Jostedalsbreen, Noruega
O Parque Nacional Jostedalsbreen está localizado na Noruega e está perfeitamente aninhado entre dois dos maiores fiordes do mundo e possui a maior geleira do continente europeu.
Uma viagem aqui oferece museus para descobrir, bem como paisagens montanhosas e colinas verdejantes.
O parque é uma das maiores áreas selvagens remanescentes no sul da Noruega, para que você possa realmente voltar à natureza.
45 – Parque Nacional da Peneda-Gerês, Portugal
Fundado em 1971, o Parque Nacional da Peneda-Gerês localiza-se no Norte de Portugal e fica a apenas 100km 2 da cidade do Porto.
É pontilhada de aldeias pitorescas que foram criadas no século 12, bem como muita fauna para encontrar.
Há lobos, javalis, lontras, veados e cavalos perambulando pelo parque.
46 – Parque Nacional Triglav, Eslovênia
Explore a natureza intocada no Parque Nacional Triglav, que está localizado na Eslovênia e é a maior área protegida do país.
O parque leva o nome da montanha mais alta da Eslovênia e é uma das principais atrações turísticas do país.
Comece caminhando até o topo dos picos altos e aprecie as vistas ao redor de lagos cristalinos, florestas exuberantes e picos de montanhas.
47 – Parque Nacional de Timanfaya, Espanha
A maioria dos turistas em Lanzarote pensa em umas férias típicas espanholas na praia. Mas o Parque Nacional de Timanfaya permite que os visitantes desfrutem da glória de paisagens deslumbrantes.
É o único parque geológico nacional da Espanha e apresenta terreno acidentado, silhuetas de vulcões e litoral para admirar. É definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Lanzarote.
48 – Parque Nacional Everglades, Estados Unidos da América
Dê um mergulho em 1,5 milhão de acres de pântano no Everglades National Park, na Flórida.
Veja a vida selvagem local na Trilha Anhinga, suba a torre de observação de 65 pés de Shark Valley para uma visão panorâmica das clareiras e ande de caiaque com golfinhos, crocodilos e peixes-boi.
49 – Parque Nacional Berchtesgaden, Alemanha
Como o único parque nacional dos Alpes alemães, Berchtesgaden tornou-se um local frequentado por quem quer aproveitar a paisagem local desta parte dos Alpes.
Foi fundado em 1978 e hoje possui muitas trilhas bem marcadas e plantas e vida selvagem intocadas para descobrir em sua jornada pelo parque.
50 – Parque Nacional Sierra Nevada, Espanha
O Parque Nacional de Sierra Nevada está localizado nas províncias de Granada e Almería e oferece cordilheiras dramáticas, que são as mais altas da Europa depois dos Alpes.
A área protegida apresenta rios, desfiladeiros, encostas, lagos glaciais entre cumes nevados e amendoeiras e vegetais. Muitos visitantes aproveitam as trilhas de esqui, caminhadas e ciclismo no parque.
51 – Parque Nacional Abisko, Suécia
Prados fluindo, corredeiras cênicas e o maior lago alpino da Escandinávia podem ser encontrados no Parque Nacional Abisko.
Vá para lá durante o verão e experimente o sol da meia-noite, bem como a rica e colorida natureza local que inclui montanhas dominantes.
Abisko também é um dos melhores parques nacionais do mundo para ver as luzes do norte.
52 – Parque Nacional de Massada, Israel
Localizado no deserto da Judéia, no sul de Israel, o Parque Nacional de Masada é uma antiga fortaleza de pedra empoleirada em um planalto rochoso.
Embarque no teleférico e desfrute de uma caminhada com vista para o Mar Morto.
53 – Parque Nacional de Lake District, Reino Unido
Uma das áreas mais belas do Reino Unido, o Parque Nacional Lake District está localizado no Noroeste e possui colinas verdejantes e lagos pitorescos.
Lake District é o maior parque nacional da Inglaterra e um dos poucos lugares no país onde você pode ver os topos das montanhas escarpadas misturadas com colinas extensas e o campo tradicional inglês.
54 – Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, Austrália
As icônicas formações rochosas do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta oferecem muitas oportunidades para tirar fotos.
As rochas vermelhas brilhantes dominam a paisagem deste parque nacional australiano, que foi inaugurado em 1958 e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
55 – Parque Nacional Jasper, Canadá
O Jasper National Park está situado nas Montanhas Rochosas canadenses e possui geleiras, lagos e picos.
O parque protege o que resta da vida selvagem na área, com a faixa de altitude, geologia e clima servindo como um habitat seguro para a variedade de espécies.
Jasper está competindo entre os melhores parques nacionais do mundo que apresentam paisagens alpinas e montanhosas. Dê uma olhada nas coisas mais interessantes para fazer em Jasper!
56 – Parque Nacional Manuel Antonio, Costa Rica
Faça uma viagem à costa central do Pacífico da Costa Rica e você encontrará o Parque Nacional Manuel Antonio – um parque nacional conhecido por suas diversas plantas tropicais e vida selvagem.
Os exploradores podem admirar as praias de areia branca, recifes de corais e florestas tropicais em um majestoso parque nacional.
57 – Parque Nacional de Tikal, Guatemala
Faça uma caminhada no coração da selva mexicana e visite o Parque Nacional de Tikal, que oferece uma visão da antiga civilização maia.
O parque é protegido de caçadores, o que significa que há muita vida selvagem vagando pelas florestas – incluindo 333 espécies de pássaros e 54 mamíferos.
58 – Parque Nacional de Tulum, México
O Parque Nacional de Tulum é um sítio eco-arqueológico situado na Península de Yucatán, no México.
A antiga cidade foi um dos últimos lugares de civilização maia a cair. Hoje é preenchido com uma paisagem impressionante que inclui cenotes e litorais arrebatadores.
59 – Parque Nacional Maasai Mara, Quênia
No Quênia, ao longo da fronteira com a Tanzânia, é onde você encontrará o Parque Nacional Maasai Mara. O vasto parque oferece aos visitantes tudo, desde a chance de ver leões e zebras até jogar golfe.
Maasai Mara é um dos melhores parques nacionais do mundo por sua abundância de fauna: veja quantas das 95 espécies de mamíferos e 570 espécies de aves você consegue avistar.
60 – Parque Nacional de Grand Teton, Estados Unidos da América
Se você gosta de seus parques nacionais cheios de vida selvagem diversificada, lagos intocados e terreno alpino, vá até o Grand Teton National Park, em Wyoming.
São mais de 250 km de trilhas, montanhas imponentes e o rio Snake, onde você pode flutuar enquanto aprecia o ambiente tranquilo.
61 – Parque Nacional Namib-Naukluft, Namíbia
Uma maravilha da Namíbia, o Parque Nacional Namib-Naukluft abrange impressionantes 49.768 km 2 e foi estabelecido em 1907.
Os visitantes podem ver o melhor do deserto no Namibe, onde as dunas de areia se elevam mais de 300m acima dos estratos subjacentes.
Se o vasto espaço de areia não for suficiente para fazer com que você pegue sua câmera e tire algumas fotos, vá para o alto das Montanhas Naukluft e erga-se acima do grande deserto abaixo.
62 – Parque Nacional do Teide, Espanha
O maior parque das Canárias, o Parque Nacional do Teide oferece uma paisagem repleta de crateras, vulcões e rios de lava.
Uma rede viária foi construída em todo o parque para que os visitantes possam ver o melhor que ele tem a oferecer, como pontos de vista que permitem panoramas abrangentes de todo o parque. Uma excursão ao Teide é um passeio imperdível em Tenerife.
63 – Parque Nacional de Yosemite, Estados Unidos da América
Situado nas montanhas da Sierra Nevada da Califórnia, o Parque Nacional de Yosemite é famoso por suas atraentes sequoias, que podem atingir 100 metros de altura.
Os visitantes também podem ver as falésias de granito de El Capitan e Half Dome, passear pelos vales e admirar os lagos agradáveis.
64 – Parque Nacional de Fiordland, Nova Zelândia
Localizado na Ilha Sul da Nova Zelândia, o Fiordland National Park é conhecido por seus fiordes esculpidos em geleiras.
Se você estiver procurando por vistas deslumbrantes, faça uma trilha na floresta de faias na costa arenosa de Milford e aproveite as vistas oferecidas enquanto as montanhas refletem nos lagos claros. Fiordland é o parque nacional mais famoso da Nova Zelândia.
65 – Parque Nacional Krka, Croácia
Situado ao longo do rio Krka, na Croácia, o Parque Nacional Krka é conhecido por sua série de sete cachoeiras.
É um parque relativamente pequeno, com apenas 142km 2. Mas possui grandes atrações, como as cachoeiras que incluem as famosas quedas de Skradinski Buk.
Os visitantes também podem visitar pequenas ilhas encontradas dentro e ao redor do parque. O parque pode ser alcançado em uma viagem de um dia de Split.
66 – Parque Nacional dos Pirenéus, França
Considerado um dos pontos turísticos mais emblemáticos da França, o Parque Nacional dos Pirenéus apresenta uma vasta rede de trilhas para caminhadas e todas as atividades relacionadas à montanha.
Localizado ao longo da fronteira da França e da Espanha, este é um lugar divertido para os amantes da natureza explorarem.
67 – Parque Nacional das Ilhas Whitsunday, Austrália
O Parque Nacional das Ilhas Whitsunday está localizado em Queensland e contém 31 ilhas, incluindo a famosa Ilha Whitsunday.
Visite o parque de Airlie Beach e veja se consegue avistar as baleias jubarte que migram para as águas ao redor das ilhas. Ou você pode simplesmente descansar em uma das praias de areia branca.
68 – Parque Nacional Olímpico, Estados Unidos da América
O Parque Nacional Olímpico está localizado na Península Olímpica de Washington e abrange vários ecossistemas diferentes.
É popular entre os alpinistas, caminhantes e mochileiros, que exploram a floresta tropical do parque e a costa do Pacífico.
69 – Parque Nacional de Killarney, Irlanda
A Irlanda é conhecida por suas belas paisagens, e o Parque Nacional de Killarney só contribui para as incríveis vistas oferecidas.
Montanhas escarpadas e campos extensos estão esperando para serem descobertos, incluindo McGillycuddy’s Reeks, que é a cordilheira mais alta da Irlanda.
Muckross House and Gardens é outro destaque do parque. É aqui que os visitantes podem visitar uma mansão do século XIX com artefatos históricos.
70 – Parque Nacional Thingvellir, Islândia
A leste de Reykjavik é onde você encontrará o Parque Nacional Thingvellir, o único Patrimônio Mundial da UNESCO na Islândia.
O parque é provavelmente o melhor parque nacional da Islândia, graças aos vulcões que ainda não entraram em erupção e aos lagos pitorescos onde você pode praticar snorkel.
É também um dos locais onde o programa de TV Game of Thrones foi filmado.
71 – Parque Nacional de Tongariro, Nova Zelândia
O Parque Nacional de Tongariro fica na Ilha Norte da Nova Zelândia e foi o primeiro parque nacional do país.
Possui três vulcões ativos, com a última erupção ocorrendo em 2012. Há também cinco picos, oito geleiras e muitas trilhas ao longo do parque.
72 – Parque Nacional de Zion, Estados Unidos da América
No sudoeste de Utah é onde você encontrará o Zion National Park, uma reserva natural com os famosos penhascos vermelhos do Zion Canyon.
Os turistas visitam o parque desde 1917, embora a evidência de seus primeiros habitantes remonta a mais de 8.000 anos.
73 – Parque Nacional Tierra del Fuego, Argentina
No Parque Nacional Tierra del Fuego, você encontrará florestas e lagos que parecem não ter fim.
O parque está localizado na parte argentina da ilha de Tierra del Fuego e possui floresta de faias, montanhas e geleiras, lagos, tundra subantártica, flora e fauna locais e litorais arrebatadores.
74 – Parque Nacional Écrins, França
Um dos 10 parques nacionais franceses, o Parque Nacional Écrin foi estabelecido em 1973 e está localizado na parte sudeste da França.
O território intocado é o favorito dos amantes da natureza, que se aglomeram no parque por sua rica flora e fauna.
Os animais do parque incluem camurças, íbex, águias douradas, raposas, esquilos e marmotas.
75 – Parque Nacional Nahuel Huapi, Argentina
O parque nacional mais antigo da Argentina, o Nahuel se fortalece desde 1934. O parque tem duas zonas: o próprio parque e a reserva natural.
Nahuel tem formações geológicas, paisagens verdejantes e córregos tranquilos que permitem aos visitantes desfrutar da beleza do entorno natural do parque.
76 – Parque Nacional Amboró, Bolívia
Localizado em Bolívar, o Parque Nacional Amboró é uma reserva natural com mais de 912 espécies de aves e 177 mamíferos.
Muitas pessoas vão ao parque para ver os pumas, desfrutar de um ponto de observação de pássaros ou simplesmente admirar a paisagem local de florestas intocadas e lagos com cachoeiras extensas.
77 – Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, Brasil
O Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu está localizado na fronteira entre Argentina e Brasil. É um dos melhores parques nacionais do mundo por suas cachoeiras gigantes, que é a maior cachoeira do mundo.
O clima subtropical faz com que as Cataratas do Iguaçu fluam pelo parque com suas muitas cascatas separadas que incluem Garganta del Diablo, também conhecida como Garganta do Diabo.
Além disso, o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu compreende uma grande área de floresta tropical subtropical.
Veja Também: Fernando De Noronha – Longe De Casa, Mas Perto Do Paraíso!
78 – Parque Nacional Joshua Tree, Estados Unidos da América
O Parque Nacional Joshua Tree é uma área protegida no sul da Califórnia e é bem conhecido por suas formações rochosas escarpadas e paisagens poderosas.
O parque tem o nome das árvores Josua da região e tem vista para o Coachella Valley. É um parque popular para trilhas para caminhadas, que serpenteiam por vales rochosos e oferecem vistas do deserto.
79 – Parque Nacional Torres del Paine, Chile
Águas azul-turquesa, geleiras e chifres de granito imponentes engolfam o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, o parque nacional mais famoso da América do Sul.
Coloque sua mochila e pegue um confortável par de sapatos enquanto explora as paisagens deslumbrantes do Parque Nacional Torres del Paine enquanto observa a vida selvagem local.
80 – Parque Nacional Tayrona, Colômbia
Você encontrará o Parque Nacional Tayrona ao longo da deslumbrante costa caribenha da Colômbia, um cenário que permite que você absorva longos trechos de praias de areia dourada.
No entanto, nem tudo é relaxamento no Parque Nacional Tayrona. Faça sua caminhada nas encostas da Sierra Nevada de Santa Marta, a cordilheira costeira mais alta do mundo.
81 – Parque Nacional de Galápagos, Equador
As Ilhas Galápagos é o parque mais antigo do Equador e foi fundado em 1959. Hoje, é um dos principais pontos turísticos do país e serve para proteger diversas espécies.
Como você pode imaginar, há muitas plantas e vida selvagem em oferta no Parque Nacional de Galápagos, incluindo a tartaruga gigante e a iguana marinha, o único lagarto que nada no oceano do mundo. Galápagos é o melhor parque nacional do mundo por seu tipo de vida marinha única.
82 – Parque Nacional Huascarán, Peru
Localizado perto da pequena cidade peruana de Huaraz, o Parque Nacional Huascarán apresenta a cordilheira tropical mais alta do mundo.
A 22.000 pés, é o pico mais alto do Peru e um lugar ideal para caminhantes. Este Patrimônio Mundial da UNESCO também possui geleiras tropicais, lagos azul-turquesa e centenas de espécies de vida selvagem e plantas.
83 – Parque Nacional Canaima, Venezuela
O Parque Nacional Canaima se estende por 30.000 km 2 e está localizado na Venezuela. O parque é conhecido por suas cachoeiras, incluindo a Angel Falls de 979m de altura.
Ele flui da montanha Auyantepui para o Canon del Diablo, que é um desfiladeiro íngreme cercado por floresta tropical.
O Parque Nacional Canaima também abrange enormes montanhas de topo plano que se erguem da savana gramada e muitas vezes são cobertas de névoa, tornando-as ideais para uma ou duas fotos.
84 – Parque Nacional de Acadia, Estados Unidos da América
Ao longo da costa atlântica, encontra-se o Parque Nacional Acadia, que protege a beleza natural dos promontórios rochosos mais altos.
Mais de 3,5 milhões de pessoas visitam o parque todos os anos para explorar 158 milhas de trilhas, aproveitar as vistas panorâmicas da água e sentir-se em harmonia com a natureza.
85 – Parque Nacional Kakadu, Austrália
Kakadu National Park é uma reserva natural de biodiversidade no Território do Norte da Austrália.
Os visitantes podem esperar ver terrenos cheios de pântanos, rios, falésias de arenito e encostas íngremes. O parque também abriga 2.000 espécies de plantas e animais selvagens, incluindo crocodilos de água salgada.
86 – Parque Nacional de Banff, Canadá
O parque nacional mais antigo do Canadá, Banff cobre uma área total de 6.641 km 2 e é repleto de terreno montanhoso, geleiras, campos de gelo, floresta densa e paisagem alpina.
É um lugar ideal para caminhantes com seus 1.500 km de trilhas para caminhadas. As impressionantes montanhas do parque têm entre 45 e 120 milhões de anos.
87 – Parque Nacional do Vale da Morte, Estados Unidos da América
O local mais seco e quente da América do Norte, o Death Valley National Park abriga mais de 1.000 espécies de plantas, 300 tipos de pássaros e 51 mamíferos diferentes.
O profundo e estreito desfiladeiro de Titus Canyon e a bacia endorreica conhecida como Badwater são dois dos marcos mais famosos do Parque Nacional do Vale da Morte.
88 – Parque Nacional Aoraki/Mount Cook, Nova Zelândia
No Parque Nacional Aoraki Mount Cook, você encontrará a montanha mais alta da Nova Zelândia, que anteriormente era usada para ajudar as pessoas a se prepararem para escalar o Monte Everest.
O parque possui 23 picos com mais de 3.000 metros de altura, lagos cênicos e uma das melhores regiões montanhosas para alpinistas na Australásia.
89 – Parque Nacional Blue Mountains, Austrália
Prepare-se para ver as imponentes formações de arenito no Blue Mountains National Park, localizado em New South Wales, Austrália.
O parque se estende por 2.690 km 2 e oferece vistas panorâmicas de um local sagrado aborígine e do Jamison Valley e das Três Irmãs, duas proeminentes formações de arenito.
90 – Parque Nacional Vulcão Arenal, Costa Rica
A Costa Rica é o lar do Parque Nacional do Vulcão Arenal, localizado na Área de Conservação Arenal.
Existem 16 reservas entre as serras de Tilaran e Guanacaste, e a área apresenta delícias geológicas e biológicas, como o ativo Vulcão Arenal.
O parque está repleto de trilhas curtas, campos de lava e florestas.
91 – Parque Nacional Muir Woods, Estados Unidos da América
Parte da Área de Recreação Nacional Golden Gate da Califórnia, as pessoas visitam o Parque Nacional Muir Woods por suas espetaculares sequoias, que podem atingir alturas de 80 metros.
Outras características do parque incluem trilhas para caminhadas e vistas das colinas das copas das árvores e das montanhas próximas.
92 – Parque Nacional de Cinque Terre, Itália
O Parque Nacional de Cinque Terre goza do status de primeiro parque nacional da Itália depois de ter sido introduzido em 1999.
Há trilhas de natação no parque, para que você possa dar um mergulho nas águas cristalinas.
Outras atividades relacionadas à água incluem passeios de barco, mergulho com snorkel e caiaque – com o último oferecendo muitas chances de explorar cavernas à beira-mar.
93 – Parque Nacional das Montanhas Rochosas, Estados Unidos da América
Você encontrará florestas protegidas, montanhas e tundra alpina no Rocky Mountain National Park, localizado no Colorado.
Os destaques incluem Trail Ridge Road com suas vistas panorâmicas das montanhas e Old Fall River, que foi a primeira estrada a entrar no parque.
94 – Parque Nacional Andasibe-Mantadia, Madagascar
O Parque Nacional Andasibe-Mantadia está localizado em Madagascar e é uma área de floresta tropical protegida.
O parque apresenta a Reserva Analamazaotra, onde você encontrará o lêmure indri – os maiores lêmures vivos do mundo.
Há muita biodiversidade no parque também, como grandes camaleões de Parson, orquídeas raras e samambaias.
95 – Parque Nacional Tanjung Puting, Indonésia
Localizado na área de West Kotawaringin Regency, na Indonésia, o Parque Nacional Tanjung Puting é famoso por sua conservação de orangotangos.
Possui a maior população de orangotangos selvagens do mundo e você pode vê-los em primeira mão em seu habitat natural.
96 – Parque Nacional Vatnajökull, Islândia
O Parque Nacional Vatnajokull é uma área selvagem protegida no sul da Islândia. Possui geleiras majestosas, cavernas de gelo, picos de montanhas nevadas e rios.
Uma das principais atrações é Jokulsarlon, que é uma lagoa glacial com icebergs, e as cachoeiras Svartifoss e Dettifoss.
97 – Parque Nacional Tatra, Polônia
Segundo a CNN, Tatra é um dos 30 melhores parques nacionais do mundo para visitar.
Abrange uma das duas cadeias de montanhas alpinas na Polônia e apresenta uma variedade de cavernas e riachos para explorar.
Também há muita flora e fauna, como ursos pardos, lobo cinzento, lontra europeia e águias e falcões.
98 – Parque Nacional Durmitor, Montenegro
O norte de Montenegro é o lar do Parque Nacional Durmitor, uma obra-prima natural de geleiras dramáticas e riachos subterrâneos.
Os visitantes podem esperar encontrar desfiladeiros, lagos glaciais e 50 picos de calcário – tudo o que deixará você sem fôlego enquanto admira sua beleza.
99 – Parque Nacional dos Arcos, Estados Unidos da América
Referido como um país das maravilhas da rocha vermelha, o Parque Nacional dos Arcos oferece uma paisagem de cores contrastantes e mais de 2.000 arcos de pedra natural.
Perca-se nas formações rochosas vermelhas e descubra um mundo de belezas naturais no coração de Utah.
Visitado por milhões de trekkers, o Parque Nacional dos Arcos é um dos parques nacionais mais populares do mundo. Caminhar no Parque Nacional dos Arcos está entre as melhores coisas para fazer em Moab.
100 – Parque Nacional de Komodo, Indonésia
O parque nacional indonésio de Komodo incorpora três grandes ilhas, Komodo, Padar e Rinca, além de 26 menores.
A principal atração aqui é o dragão de Komodo. Na verdade, o parque foi fundado em 1980 para proteger os dragões.
Além da chance de ver dragões de Komodo, há oportunidades populares de mergulho.
Esperamos que você tenha gostado da nossa seleção dos melhores parques nacionais do mundo. Conte-nos na seção de comentários abaixo qual você já visitou e qual você nos recomenda.
Divirta-se e viaje com segurança!