A globalização tornou o mundo super acessível. Embora isso venha com muitos benefícios, também há uma desvantagem.
Mais pessoas do que nunca estão viajando pelo mundo, e esse turismo de massa ameaça a preservação da natureza, cultura e história do nosso planeta.
É por isso que é tão importante trabalhar em prol de viagens sustentáveis.
Segundo a Organização Mundial do Turismo, turismo sustentável é “o turismo que leva plenamente em conta seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades anfitriãs”.
Permite-nos viajar de uma forma que reduza o nosso impacto, para que os belos destinos em todo o mundo permaneçam protegidos.
Melhores Maneiras De Viajar De Forma Sustentável
Pode ser esmagador começar com viagens sustentáveis. Em vez de fazer muitas grandes mudanças de uma só vez, aborde-as com pequenos passos.
Um ótimo lugar para começar é simplesmente reconhecer o impacto de suas viagens. Reserve um tempo para pensar em como sua viagem pelo mundo afeta os ambientes naturais, a vida selvagem, as comunidades locais, a cultura e as economias.
A partir daí, você pode começar a fazer pequenas mudanças em seus hábitos de viagem.
Comece Com Estas Dicas De Viagem Sustentáveis:
Evite destinos lotados, quando há muitos turistas em um lugar, ele pode ficar superlotado.
Isso é conhecido como overtourism. Isso causa muitos efeitos negativos, como sobrecarregar as comunidades locais, desalojar a população local, danificar o meio ambiente e pôr em perigo espécies protegidas.
Evite contribuir para o excesso de turismo viajando para lugares menos conhecidos e menos populares. Por exemplo, em vez de visitar uma das ilhas muito populares, mas lotadas da Tailândia, opte pela mais tranquila Koh Lanta Noi.
Nem todo mundo está disposto a pular os destinos populares, no entanto. Nesse caso, há duas coisas que você pode fazer para reduzir o impacto do sobre o turismo.
Primeiro, considere viajar para esse destino movimentado na baixa temporada ou na baixa temporada. Em segundo lugar, tente incluir o turismo na segunda cidade em seus planos de viagem.
Isso significa visitar um segundo lugar menos popular após o destino da lista de desejos.
Por exemplo, se você decidiu realmente visitar uma das ilhas mais movimentadas da Tailândia, compense essa visita indo ao lado de uma das ilhas mais tranquilas.
1 – Viaje Por Terra Sempre Que Possível
Infelizmente, os voos são a maneira menos sustentável de se locomover pelo mundo porque adicionam gases que aquecem o planeta à atmosfera.
Por exemplo, pegar apenas um voo de volta pode gerar mais CO2 do que os residentes de alguns países produzem em um ano inteiro.
As viagens aéreas são tão destrutivas que existe até um movimento “No Fly” na Suécia que visa pressionar o governo a criar uma infraestrutura terrestre melhor para viagens.
Não é realista que todos parem de voar completamente. Portanto, para muitos viajantes sustentáveis, o objetivo é reduzir o número de voos realizados em um ano.
Uma maneira de começar é substituir os voos de curta distância por viagens terrestres. Em vez de pegar aquele voo de uma hora de Toronto para Montreal, faça o passeio de trem de quatro horas!
Você também pode reduzir seu impacto reservando voos diretos em vez de voos de conexão. Como a maioria das emissões é liberada durante a decolagem e o pouso, um voo direto resulta em menos impacto de carbono.
2 – Abrace A Viagem Lenta
A viagem lenta tem tudo a ver com passar um tempo de qualidade em um lugar, em vez de se apressar. Muitas vezes é tentador planejar dias de viagem ocupados, com um itinerário planejado de manhã à noite.
A viagem lenta rejeita essa abordagem e, em vez disso, nos incentiva a passar um tempo descansando em um lugar.
Por exemplo, em vez de ver três museus em um dia, a viagem lenta sugere que você passe várias horas em apenas um, e então talvez se agache em um café pelo resto do dia, apenas observando as pessoas.
A viagem lenta é intencional e imersiva – e porque significa passar longos períodos em um destino, permite que os turistas invistam mais de seus dólares naquela região, o que beneficia a comunidade e a economia locais.
E viajar devagar tem benefícios ambientais – resulta em menos viagens terrestres e aéreas, o que significa menos emissões de CO2.
3 – Embale Com Zero Resíduos, Produtos Reutilizáveis
Zero desperdício e produtos reutilizáveis ajudam a reduzir a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários.
Por exemplo, a pasta de dente zero waste vem sem embalagem ou embalagem reciclável.
Dessa forma, o tubo de pasta de dente clássico não acaba indo para o lixo. Produtos sustentáveis como esses estão se tornando muito mais acessíveis em nossas vidas diárias, o que significa que devemos torná-los parte de nossas vidas de viagens também.
4 – Escova E Pasta De Dentes Sustentáveis
Produtos sustentáveis que são úteis durante a viagem incluem sacolas de lona, para que você possa rejeitar sacolas plásticas ao fazer compras, e talheres reutilizáveis e recipientes de armazenamento de alimentos para quando você decidir comer alguma comida de rua.
Produtos de higiene pessoal de desperdício zero também são ótimos para levar para viagens. Traga um pacote de xampu grátis, pastilhas de pasta de dente e uma escova de dentes de bambu.
E considere comprar um sistema de filtragem de água como o Lifestraw. Ele permite que você pegue água de qualquer fonte e a filtre para que seja segura para beber.
Esta é uma ótima maneira de reduzir a água engarrafada durante a viagem!
5 – Compre E Apoie O Local
Ao visitar um destino, é importante apoiar a comunidade local. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com o seu dólar.
Em vez de dar seus dólares de turismo para grandes empresas corporativas, concentre-se em entregá-los a pequenas empresas locais. Em vez de um hotel de rede, fique em um menor, de propriedade familiar.
6 – Em Vez De Pegar Um Café Da Starbucks, Vá A Um Pequeno Café.
Ao fazer isso, você ajuda a garantir que os moradores locais do local que você está visitando estejam se beneficiando diretamente do turismo. Isso ajuda a manter o turismo sustentável para uma comunidade a longo prazo.
Algumas maneiras de apoiar as comunidades locais incluem comprar diretamente em mercados e lojas de artesanato, hospedar-se em pequenos hotéis, comer em restaurantes não pertencentes a redes, selecionar empresas de turismo de propriedade e operadas localmente e contratar guias locais.
7 – Uma Coisa A Se Observar São As Lembrancinhas.
Muitas das lembranças, principalmente em destinos populares, são importadas de outros lugares.
Para apoiar a população local de forma mais direta, faça suas compras de souvenirs em lojas de artesanato. Se alguma vez você não tiver certeza sobre o quão local é um negócio, faça uma pesquisa rápida online. Olhe para os comentários e confira o site dessa empresa.
8 – Caminhe, Ande De Bicicleta E Use O Transporte Público
Ao explorar um novo lugar, opte por um meio de transporte mais ecológico do que um táxi ou seu próprio veículo.
Isso pode significar alugar uma bicicleta ou scooter, caminhar ou usar o transporte público.
Ao evitar ir de carro, você pode reduzir sua pegada de carbono. E há outros benefícios para caminhar, andar de bicicleta e transporte público também!
Esses métodos alternativos de locomoção ajudarão a economizar no seu orçamento de viagem e também criarão uma oportunidade de passar mais tempo ao ar livre e ativo.
Andar de transporte público também pode ser uma experiência divertida, pois pode proporcionar uma nova perspectiva de um lugar.
Ao andar de metrô ou de ônibus, você está exposto à vida local.
9 – Trate A Vida Selvagem E Os Animais Com Respeito
Aproximar-se da vida selvagem é muitas vezes um destaque para os turistas quando viajam para o exterior. É por isso que atividades como visitar um santuário de elefantes, nadar com golfinhos e fazer um safári são tão populares.
Mas como os encontros com animais são uma experiência tão procurada, há muito espaço para os animais acabarem sendo explorados por causa do turismo.
Por exemplo, na Tailândia, existem santuários de elefantes que alugam elefantes e usam o termo “santuário” para fazer parecer que são um resgate de elefantes.
Pode ser difícil descobrir quais encontros com animais não são exploratórios. A melhor maneira de fazer diligência é fazer uma pesquisa com antecedência.
Por exemplo, se houver um santuário de elefantes que você esteja interessado em visitar, veja as avaliações desse santuário online.
Certifique-se de ler as críticas ruins, porque se os turistas viram algo explorador, eles provavelmente dirão isso em sua crítica negativa.
Outra forma de se envolver com o turismo de vida selvagem responsável é optar apenas por encontros com animais que não envolvam nenhum contato com o animal.
Isso ocorre porque os animais, especialmente os selvagens, não estão naturalmente interessados em ter contato com humanos. Sempre que um animal selvagem tem contato com você, é porque esse animal foi treinado especificamente para isso.
Se você quiser visitar os animais com a maior responsabilidade possível, escolha as experiências que são apenas de observação.
Por exemplo, os safáris que permitem observar os animais de longe são uma opção muito mais segura, pois permitem que você veja os animais em seu habitat natural.
10 – Faça Sua Pesquisa E Ouça
Para a maioria dos viajantes, viajar é lazer. É uma maneira de fazer uma pausa de nossas vidas ocupadas e relaxar. Mas isso não significa que viajar também não possa ser uma oportunidade de aprendizado.
Quando viajamos, encontramos novos lugares, pessoas, culturas e tradições, e essas experiências podem nos ajudar a ampliar nossa mentalidade e compreensão do mundo.
Antes de viajar, reserve um tempo para fazer uma pesquisa. Olhe além dos artigos típicos e mergulhe na cultura e nas normas do lugar para onde você está indo.
Ao aprender sobre a comida, história, cultura e tradições locais, você pode ajudar a entender o que você encontra em sua viagem.
Durante sua viagem, continue o aprendizado conversando com os habitantes locais e ouvindo o que eles têm a dizer.
Uma ótima maneira de fazer isso é conversando com seus guias turísticos. Faça-lhes perguntas!
O Turismo Sustentável Está Evoluindo
Muitas das dicas acima são simples para começar. Comece introduzindo talvez uma ou duas novas práticas e, em seguida, adote mais lentamente!
O importante é encontrar uma maneira de abordar o turismo sustentável que funcione para você e continuar aberto ao aprendizado e à mudança.
O turismo sustentável continuará a evoluir e, para ser um viajante sustentável, você deve estar aberto à mudanças.
Veja Também: Os 20 Melhores Museus Dos EUA Que Você Precisa Conhecer